Reprodução

    Os gnathostomulidos possuem tanto reprodução sexuada, quanto assexuada por fissão, já observada em algumas espécies, apesar de representar apenas uma estratégia de economia de energia.
    Os gnathostomulidos são em geral hermafroditas simultâneos, ou seja, possuem sistema reprodutor feminino e masculino e são também protândricos, onde o sistema masculino passa a funcionar primeiro do que o feminino.
© Invertebrados, Brusca+2018 
    
    Sendo o feminino geralmente formado por um único ovário dorsal e um receptáculo seminal associado para o armazenamento de alosperma, e algumas espécies podem possuir vagina. Já o sistema masculino possui um ou dois testículos e geralmente um pênis, esse por sua vez possui um estilete rígido composto de várias hastes intracelulares, o gonóporo masculino se encontra na região posterior do corpo do mesmo. Apesar de ainda não observada a cópula acredita-se que a mesma deve ser a partir da transferência de espermatozoides realizada por impregnação hipodérmica na parte corpórea do parceiro, ou por injeção para dentro da vagina.
    A cada oviposição, é colocado apenas um único ovo que rapidamente acaba por eclodir e aderindo ao substrato, realizando um processo de clivagem espiral e tendo desenvolvimento direto, sem antes passar por uma fase larval.

 

© BIODIVERSITY 4 ALL, acessado em 16/06/2020

© AMIGA BIÓLOGA, acessado em 15/06/2020

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação dos Gnatostomulídeos.

Sobre o InverBlog