Locomoção e Adaptações

    Locomoção

     A movimentação ocorre por deslizamento, sendo realizada pelo único cílio existente nas células epiteliais externas. O batimento ciliar reversível e as faixas de fibras musculares subepidérmicas que produzem contorções corporais, facilitam a locomoção em seu habitat, entre os grãos de areia do mar e detritos, e podem permitir a natação limitada em algumas espécies.

    Adaptações

    As adaptações evolutivas nesses organismos se deram principalmente na sua estrutura corpórea externa, com adaptações para funções como locomoção, ou adaptações mais profundas, como a capacidade de sobreviverem em ambientes anóxicos, o que lhes garantem vantagem significativa ao poderem ocupar habitats praticamente inexplorados por outras formas de  vida, diminuindo e muito a competição nesse local.
       Já as adaptações ao meio se dão, por exemplo, pela sua grande flexibilidade de movimento que os permitem se locomover livremente entre os espaços vazios do sedimento, além de possuírem adaptações também para poderem nadar livremente na coluna d’água e rastejarem sobre o substrato.

© BIODIVERSITY 4 ALL, acessado em 16/06/2020

© AMIGA BIÓLOGA, acessado em 15/06/2020

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação dos Gnatostomulídeos.

Sobre o InverBlog